THANKSGIVING DAY: O Dia de Ação de Graças nos EUA

Você já deve ter visto em algum filme ou série sobre este dia tão especial: assim como o 4 de julho, o Dia de Ação de Graças é um feriado muito comemorado na cultura americana. Mas você sabe como ele surgiu e quais são as tradições mais comuns?

 

Como surgiu o Thanksgiving?

 

Tudo começou no ano de 1620, quando um grupo de ingleses decidiu ir para os Estados Unidos para começar uma nova vida. Eles chegaram à região de Massachusetts e fundaram a vila de Plymouth. Porém, o primeiro inverno dos peregrinos na região foi extremamente rigoroso, levando metade do grupo à morte.

 

Analisando a situação dos peregrinos, os índios decidiram ajudá-los, oferecendo suprimentos e ensinando-os a plantar e caçar. A primeira colheita com a ajuda dos nativos foi um sucesso, e eles decidiram agradecê-los fazendo um grande banquete, que durou três dias. Essa aliança entre os dois povos ficou marcada na história e foi considerada um exemplo de união.

 

Durante muitos anos, o Thanksgiving foi comemorado entre as famílias, mas em 1863, o presidente Abraham Lincoln declarou que a quarta quinta-feira de novembro seria oficialmente o feriado do Dia Nacional de Ação de Graças.

 

Em 2020, hoje, dia 26 de novembro, é comemorado o Thanksgiving.

 

Como ele é comemorado nos Estados Unidos

 

Hoje, o Thanksgiving é comemorado como um dia de gratidão pelos bons acontecimentos durante o ano. O costume é que as famílias se reúnam para curtir o dia com um belo banquete, que tem peru recheado como prato principal. Outros alimentos muito comuns que compõem a mesa são milhos cozidos, batatas, purês e vegetais, além de uma torta de abóbora com canela típica da data.

 

Em Nova Iorque, Detroit e Chicago, a festa começa logo cedo: na manhã do Thanksgiving Day, as pessoas vão às ruas para assistirem às parades, desfiles típicos que marcam o início da temporada de festas de final do ano. As apresentações contam com balões gigantes de personagens do mundo infantil, como Mickey Mouse e Snoopy, além de muita música. A mais famosa do país é promovida pela loja Macy’s e já tem mais de 90 anos de tradição.

 

Um costume um tanto peculiar também acontece nesta data. Todos os anos, uma cerimônia é realizada para que o presidente em exercício salve dois perus de serem consumidos, enviando-os para instituições ou fazendas. Esta tradição é chamada de Turkey Pardon e desde 2003, um concurso público determina o nome dos bichinhos que foram perdoados.

 

E a festa também acontece nos gramados: desde 1920, o futebol americano realiza a tradicional rodada de Ação de Graças. Os times Detroit Lions e Dallas Cowboys sempre jogam nessa data. Um dia depois acontece a Black Friday, a grande temporada de promoções e descontos em todas as lojas do país, marcando o início da temporada de compras do Natal.

 

Este é meu terceiro Thanksgiving por aqui, e posso garantir com ganho de causa que, para os americanos, a data é ainda mais importante do que o Natal.

 

Outra coisa interessante e que poucos sabem é que a “Black Friday” é o dia após o Thanksgiving Day. As datas se tornaram tão comercias que muitos esquecem a história que vem com elas.

 

Fonte: Wizard