5 métodos para nunca mais ficar sem ideias

Os seres humanos são naturalmente criativos. Mas às vezes lutamos para começar. Quer você escreva um romance ou comece a aprender um instrumento musical, aqui estão cinco truques para ser mais criativo:

 

Alimente sua mente

 

Se você deseja ter muitas boas idéias, precisa se expor a boas idéias. Isso significa ler, conversar com pessoas interessantes, buscar novas experiências, viajar e fazer outras coisas que te inspiram.

Muitas vezes há uma troca entre criatividade e eficiência. Uma abordagem voltada para a eficiência procuraria coisas que afetam diretamente a área que você deseja melhorar. Leia um livro de negócios para melhorar seus negócios. Leia um livro de exercícios para entrar em forma.

Uma abordagem voltada para a criatividade geralmente se beneficia da pesquisa muito mais ampla e do estabelecimento de conexões díspares. Embora seja improvável que qualquer idéia que você tenha seja totalmente original, a combinação de algumas idéias diferentes geralmente é única. Para dar uma analogia ilustrativa, todos viram todas as cartas em um baralho de cartas. No entanto, embaralhe as cartas e o número de permutações é maior que os grãos de areia em todas as praias do mundo.

 Amplitude + Conexão = Originalidade

Você pode equilibrar amplitude e especificidade, perguntando-se se é mais importante ter idéias originais ou úteis. Para útil, leia diretamente. Para original, leia em geral.

 

Tenha um mecanismo de captura

 

As idéias criativas costumam aparecer quando você não está tentando deliberadamente resolver um problema. Isso ocorre porque quando sua atenção está mais relaxada e sua mente está vagando, geralmente é mais fácil associar idéias mais distantes do que quando você está usando sua atenção para tentar suprimir distrações.

No entanto, isso pode se tornar um problema, porque muitas vezes o momento de pensar em uma idéia não é o melhor momento para trabalhar em uma idéia. Assim, seu processo criativo deve incluir um sistema para capturar idéias quando você as tiver, para que você possa trabalhar mais tarde.

O mecanismo mais simples é simplesmente ter uma lista onde você mantém as idéias. Eu mantenho uma lista no meu telefone, intitulada “Idéias”, onde anoto todas as idéias de artigos, melhorias nos negócios, pensamentos que quero acompanhar e muito mais.

Uma configuração mais elaborada também pode incluir subpastas específicas para diferentes tipos de idéias. Você pode ter uma pasta para citações, conceitos, táticas, ferramentas ou quaisquer outras idéias que deseja encontrar em seu processo criativo.

 

Incubar suas idéias

 

Algumas idéias aparecerão em sua mente, totalmente formadas e prontas para serem implementadas. Outras idéias aparecerão como um fragmento. Você pode ter uma peça do quebra-cabeça, mas não sabe ao certo como ele se encaixa em uma imagem maior.

Eu recomendo revisar regularmente suas listas de ideias. Eu tenho idéias na minha lista há meses, outras há anos, antes de se tornarem artigos ou implementadas como estratégias de negócios. A incubação ajuda porque, assim como uma conexão espontânea pode gerar uma idéia, uma idéia incubada pode amadurecer espontaneamente em um plano de ação, se você cuidar dela.

 

Timeline  

 

As idéias deixam de ter valor sem implementação. Obter boas idéias não é útil se você não as implementar.

O pipelining é uma metodologia para trabalhar em mais de uma coisa de cada vez, com a execução de várias etapas do processo. Por escrito, normalmente começo com a pasta de idéias. Então, algumas dessas idéias (e outras em que penso quando me sento para escrever) se tornam rascunhos de artigos. Em seguida, eles ficam em uma pasta diferente, às vezes por um dia, às vezes por meses. Quando chega a hora de terminá-los, eu os retiro, edito, faço desenhos e os coloco na fila.

As diferentes etapas do processo, com o tempo intermediário, permitem espaço para pensar e editar. Embora tenha escrito artigos de uma só vez que foram publicados com êxito, mas eles geralmente não são o meu melhor trabalho.

 

Alternar  fluxos criativos

 

Os atos criativos geralmente exigem duas mentalidades diferentes. Isso é lamentável, porque eles tendem a trabalhar um contra o outro e, portanto, muitas vezes pode levar a edição ruim ou bloqueio de escritores quando um domina o outro.

O primeiro é um fluxo generativo, no qual você deixa que as idéias cheguem até você com facilidade e não olha muito criticamente. Essa mentalidade é expansiva, relaxada, aberta e positiva. A vantagem desse fluxo é que você cria muitas idéias. A desvantagem é que muitas são ruins.

O segundo é um fluxo crítico, onde você edita e destrói as idéias que criou. Você encontra falhas. Você conserta pontos fracos. Você edita sem piedade. Essa mentalidade é fechada, focada, crítica e precisa. A vantagem desse fluxo é que você pode melhorar seu trabalho. A desvantagem é que muitas vezes pode impedi-lo de pensar em novas idéias, porque elas são rejeitadas muito rapidamente.

O humor e os fluxos podem ser influenciados pelo ambiente, hora do dia e esforço consciente. Dividir as fases do pipeline de escrever e editar geralmente pode ajudar, porque posso escrever com exuberância e, posteriormente, aparar e reduzir os excessos quando leio sob uma luz mais séria depois.