Tudo o que ele toca vira ouro

por Paula Tooths

especial para a Pier Magazine | Dezembro 2019

 

A história de Johan Gonçalves não contou com varinha de fada madrinha, nem milagres. O sucesso deste homem de 48 anos, prestes a ser avô pela primeira vez, é fruto de trabalho árduo e mente visionária.

 

Paraibano de Serra Branca, migrou para Campina Grande aos 10 anos. Ainda jovem, formou-se pelo Senai em Mecânica de Automóveis e seu primeiro emprego foi em uma loja de peças para tratores. Ali, aprendeu tudo o que sabe sobre as manobras do comércio, mas descobriu que lidar com a clientela em massa não era seu forte, conta Johan para nossa equipe.

 

Com sede de crescer, encontrou uma melhor oportunidade na Besa, do grupo Alpargatas, onde trabalhava como mecânico de máquinas grandes. Na mesma época, ainda muito jovem, aos 19 anos, casou-se. Orgulhoso, está casado ate hoje com a mesma mulher, com quem teve três filhos.

 

Em 1991, o hoje empresário, viu-se sem trabalho e entendeu as necessidades que o mercado tinha de tecnologia. Criou sua primeira empresa, que comprava e vendia os primeiros computadores pessoais que chegavam ao Brasil. Lidando com computadores por algum tempo, sua mente brilhante, observou que a necessidade não eram computadores em si, mas o comercio tinha urgência em ser automatizado. Com alguns amigos que já trabalhavam na área e livros que encontrava aqui e ali, aprendeu a programar rapidamente. Sem tempo a perder, incluiu pacotes de programas que automatizariam a maioria das lojas de sua região. “Para alguns negócios, eu precisava dar atenção diária, mas para a maioria, semanal. Comecei controlando os estoques, mas sem perceber eu já estava controlando as lojas inteiras”, relembra satisfeito.

 

Entre um trabalho e outro, já com amplo conhecimento em informática, abriu uma escola para que pudesse passar seus conhecimentos adiante. Mas foi prestando serviços para uma loja local que sua sorte mudou. Conheceu um grande empresário da cidade vizinha, que vendo muito talento, fez um convite imediato para que ele mudasse para Guarabira e automatizasse suas aviculturas. Johan aceitou o convite e em um mês encerrou o projeto. Pronto para voltar para Campina Grande, ficou surpreso quando o empresário fez um convite ainda maior. Dessa vez, para que ele automatizasse todos os departamentos e cuidasse particularmente das áreas de contabilidade e financiamentos.

 

Três anos depois, buscando crescimento, foi trabalhar na Frazao & Nunes como Gerente Comercial, responsável por toda a distribuição de antenas parabólicas para Paraíba, Sergipe e Ceará. Teve a oportunidade de criar os setores de Garantia, Faturamento, Estoque e Despacho com sucesso. Já como Diretor Geral, viu as vendas caírem drasticamente por conta da entrada das TVs por assinatura em todo o país. Para quem pensa que ele ficou triste, baixou a cabeça ou reclamou, engana-se. Johan é o tipo de empresário que vê oportunidades nos obstáculos. Entrou em contato com cada uma das provedoras de TV por assinatura e tornou-se distribuidor autorizado de todas elas, além de palestrante oficial e diretor de treinamento para as equipes de vendas e instalações.

 

Entre uma tarefa e outra, encontrou tempo para montar mais uma empresa com uma antiga colega, com quem trabalhou na empresa de aves. A sociedade firmada em 1998, mesmo ano em que foi aprovado na Universidade Estadual da Paraíba para o curso de Geografia, resultou na abertura da COMPROVE (Comercio de Produtos Veterinários), da qual foi sócio administrador até 2004.

 

O nome rendeu uma segunda empresa – COMPROVE eletrodomésticos, a qual ele montou pouco antes de vender a anterior. A empresa que começou vendendo colchões, crescia a cada dia e aos poucos, eletrodomésticos foram introduzidos. Já em 2006, o investidor incluiu motocicletas em sua linha de vendas e com aceitação de mercado muito maior do que esperada, em menos de um ano, uma filial em Santa Cruz do Capibaribe, no estado do Pernambuco foi inaugurada. As motos eram sucesso absoluto, fazendo com que os eletrodomésticos perdessem o brilho e fossem tirados das vitrines. Em 2009, mais uma revendedora foi aberta. A terceira filial, aberta em Caruaru (PE), ganhou o nome de Diniz Oliveira COMPROVE. Especialistas em TRAXX, chinesa líder de mercado, levaram os prêmios de melhor revenda em dois anos consecutivos – 2009 e 2010.

 

Pleno conhecedor do mercado de aves, em 2008 comprou um terreno de 13 hectares e em 2009 construiu seu primeiro aviário com cinco cômodos de 15 x 150 metros, todo automatizado, com capacidade para o crescimento de 170 mil aves. Um ano depois, construiu a segunda granja, com dois espaços com capacidade para 35 mil frangos cada.

 

Em 2012, com um contrato invejável, focou seus esforços em caminhões para distribuição de ração pelas aviculturas de Guarabira (PB). Iniciou com um caminhão e em menos de 2 anos já tinha onze. No mesmo ano, montou a Construtora Edificar, na qual é administrador até hoje. No ano seguinte, comprou a Construtora Gaivota, em João Pessoa, onde também é responsável pela administração até os dias atuais. Em seu primeiro projeto, construiu 9 casas em Guarabira (PB), e logo conquistava o projeto para construir 18 casas em Cacimba de Dentro (PB). Em 2014, com competência, a ele foi concedido o desafio de construir 200 casas populares para o grupo Frango BomTodo. E não parou de crescer desde então.

 

Voltou para as salas de aulas em 2016 para cursar Economia pela Universidade Federal da Paraíba e sonha em aventura-se em uma universidade no exterior.

 

Ano passado, esteve em reuniões na China, nos Estados Unidos e em vários países da Europa e da América do Sul para aprender mais sobre Energia Solar, mas ainda não está seguro se este será seu próximo empreendimento.

 

No momento, dedica-se ao aprendizado da língua inglesa e estuda a possibilidade de transferir seu curso universitário. Também estuda as inúmeras possibilidades da construção de armazéns e showrooms de material de construção no exterior, bem como expandir seus negócios na mesma área para outros países.

 

Sonhar é preciso, mas trabalhar duro também!

 

 

Johan Gonçalves é diretor administrativo da Woodamazon na Flórida, fundador e administrador da Construtora Gaivota em João Pessoa (PB), diretor administrativo da Construtora Edificar também em João Pessoa (PB), proprietário e administrador das revendedoras Líder Motos em Guarabira (PB) e Diniz & Oliveira em Caruaru (PB) e é sócio administrador em duas aviculturas no estado da Paraíba. Cursou Física, formou-se em Geografia e é aluno do curso superior em Economia na Universidade Federal da Paraíba.