Passeios Exóticos em Londres

A cidade de Londres está recheada de boas atrações. Muitas delas muito bem conhecidas aos turistas, outras nem tanto.

 

Porem, a criatividade dos guias e a curiosidade dos turistas mais jovens, trouxeram novidades.

 

 

O roteiro de Jack, o Estripador

 

As opções de passeio sobre ‘Jack, o Estripador’ em Londres são uma verdadeira viagem no tempo para 1888, quando os brutais assassinatos apavoraram a população da capital inglesa

 

São várias as empresas que oferecem o passeio do ‘Jack, The Ripper’, cada uma com seu preço e roteiro específicos, mas todas com o mesmo objetivo: fazer uma viagem no tempo até 1888. A sensação durante as duas horas de caminhada e informações era de estar dentro de um filme, com direito a tomar uma cerveja no mesmo bar onde a última vítima foi vista viva, antes de ir para casa com o assassino.

 

Tour no Cemitério

 

O Cemitério de Highgate, em Londres, recebeu mais de 85 mil visitas ano passado. Essa modalidade de turismo, conhecida como ‘cemiterial’, apesar de ainda soar estranho pra muitos, vem crescendo no mundo todo.

 

Para brasileiros, esse tipo de turismo, conhecido como “cemiterial”, pode parecer estranho e desinteressante, mas a prática vem crescendo não só na Europa, como também no Brasil. O Cemitério de São João Batista, no Rio de Janeiro, por exemplo, é local de descanso de muitos brasileiros famosos, como Antônio Carlos Jobim e Carmem Miranda e, por isso, recebe visitas além das de parentes dos que ali estão enterrados.

 

De acordo com dados do próprio website do cemitério, o local recebeu pouco mais de 85 mil visitas em 2016, do quais 23 mil fizeram o tour guiado pela ala Oeste, representando um aumento de 8% no número de visitas em relação ao ano anterior. Já a renda gerada pelas visitas aumentou 9%, chegando a mais de 450 mil libras em 2016. O site conta com mais de 248 mil usuários e o grupo tem cerca de 100 voluntários trabalhando para manter o cemitério funcionando.

 

Caminho de Shakespeare

 

Turistas do mundo todo já podem repetir a mais costumeira das possíveis viagens empreendidas por William Shakespeare (1564-1616). Acredita-se que o bardo inglês costumava cumprir com certa freqüência o trajeto que liga Stratford-upon-Avon, sua terra natal, a Londres, onde viveu e trabalhou. Os 235 quilômetros que separam as duas cidades ganharam uma via especial dedicada a quem quer repetir seus passos.

 

A rota faz a ligação entre várias atrações turísticas do sul da Inglaterra, tais como o Palácio de Blenheim, Oxford e o lendário Rio Tâmisa. E desemboca, não poderia ser diferente, no remodelado Globe Theatre, em Londres, palco maior para a exibição das obras de Shakespeare a partir de 1599.

 

O roteiro tem preços diferenciados, dependendo do guia e pontos escolhidos.

 

 

 

Por Paula Tooths

Para o Jornal na Pauta

 

Rotas Turísticas Exóticas em Londres