Profissão: Taxista em Londres

(LONDRES) por Paula Tooths

A quantidade de turistas visitando Londres cresce a cada ano e, embora a cidade possua um serviço exemplar de transporte público, muitas pessoas preferem a comodidade de fazer suas viagens no famoso Black Cab ou em carros privados como os do Uber. Em virtude da grande procura por esses serviços, o mercado está aquecido e as possibilidades profissionais na área são muitas.

Como alugar um carro

Adquirir um carro próprio pode exigir um investimento inicial alto, então uma boa opção é alugar um veículo já licenciado para começar. Diversas empresas oferecem esse tipo de serviço e o custo fica em média £200 por semana, com o benefício de não ter de se preocupar com manutenção constante nem com o risco de desvalorização no mercado, já que carros com mais de 15 anos de uso não podem continuar licenciados. Como o modelo padrão do Black Cab só poder ser utilizado por táxis, fica complicado revender.

Para trabalhar também é preciso licença

O processo para conseguir a autorização para trabalhar dirigindo é longo e exige dedicação. É necessário ser maior de 18 anos (embora só seja possível obter a licença de táxi após completar 21), possuir uma DVLA ou uma carteira de

habilitação da Irlanda do Norte ou outro país da União Europeia e obter autorização para residir e trabalhar no Reino Unido.

O passo a passo

Em primeiro lugar, é necessário fazer a aplicação inicial por meio do formulário no site do Transport for London (TFL), preenchendo todos os dados pessoais, incluindo registros da ficha criminal e avaliação médica. O requerimento será analisado pela empresa, que poderá aprovar ou não a continuidade do processo.

Caso aprovado, o aplicante precisará estudar o “Blue Book”, livro padrão utilizado nas provas orais e escritas, com conteúdo detalhado sobre 320 trajetos completos, incluindo nome de todas as ruas e pontos de interesse, como cinemas, teatros, atrações turísticas e hospitais, por exemplo. Um taxista em Londres precisa conhecer tudo na área central, por isto esta é a etapa mais difícil, já que é preciso memorizar todas ruas e pontos.

Jean Carlos da Silva, que trabalha há 10 como courier em Londres e estuda para se tornar taxista, conta que o melhor método para decorar tudo é pela repetição. “Eu ia uma vez de moto seguindo o caminho do livro e depois fazia a parte de decorar. Repetia o trajeto do ponto A ao ponto B de olhos fechados e visualizava mentalmente as ruas e os pontos”, revela.

Após toda preparação e estudo é chegada a hora de agendar o teste. Mas é possível fazer uma simulação antes, chamada “Self-Assessment test”, que é opcional e consiste em uma prova semelhante à escrita. O conteúdo inclui apenas 80 trajetos, mas é útil para que o aplicante avalie se está avançando nos estudos ou não.

Em seguida, ele poderá agendar a prova escrita, que irá exigir respostas sobre as rotas mencionadas no “Blue Book”. É preciso obter no mínimo 60% para ser aprovado.

Já a prova oral é feita em quatro etapas. Nas três primeiras o examinador irá perguntar a localização de pontos de interesse no centro de Londres e quais os caminhos mais curtos para chegar lá. Os níveis de dificuldade aumentam em cada uma delas e, na última etapa, a prova será sobre rotas no subúrbio da capital inglesa, também citadas no livro.

Jean Carlos ressalta que todo esse processo exige mais investimento de tempo do que financeiro, já que leva, em média, três anos para ser concluído. O custo total da obtenção da licença fica em torno de £1000.

Onde estudar

Londres possui diversos cursos destinados a ajudar na preparação para se obter a licença de taxista (preços a partir de £40 por mês).

Serviço

Formulário de aplicação

https://tfl.gov.uk/info-for/taxis-and-private-hire/licensing/apply-for-a-taxi-driver-licence

Informações sobre as provas

http://content.tfl.gov.uk/knowledge-examinations-system.pdf

Cursos

http://thetaxiknowledge.co.uk/

http://wizann.co.uk/