Votar no Exterior e Titulo Digital

(LONDON) por Paula Tooths

 

Regularizei meu titulo de eleitor ontem (03/05/2018) no Consulado Geral do Brasil em Londres e foi bem mais facil e rapido do que eu estava esperando e o atendimento foi espetacular.

 

Eleições presidenciais no Brasil acontecem em outubro e brasileiros podem transferir o título para o pais de residencia ate 9 de maio.

 

Eleitores brasileiros no exterior poderão utilizar o título eleitoral em versão digital (e-Título). Desde 1º de março de 2018, o Cartório Eleitoral do Exterior deixou de imprimir título de eleitor. A versão impressa será substituída pelo e-Título (aplicativo que permite baixar a versão digital do título de eleitor).

 

Qualquer título de eleitor, mesmo aquele que não foi atualizado com o recadastramento, poderá ser baixado pelo aplicativo e-Título da Justiça Eleitoral.

 

Os títulos que foram impressos até 28 de fevereiro de 2018 continuam válidos e poderão ser entregues aos eleitores até o fim das eleições de 2018. Após as eleições os títulos não retirados serão devolvidos ao Cartório Eleitoral do Exterior.

 

O eleitor que fez o recadastramento no Consulado-Geral deverá aguardar aproximadamente um mês desde a data em que assinou o recadastramento para consultar a versão digital do título de eleitor.

 

Para acessar o documento digital, o eleitor deverá baixar no seu celular o aplicativo e-Título, desenvolvido pela Justiça Eleitoral, e que já está disponível no Google Play e na App Store. Após digitar os dados solicitados, a versão digital do título será validada e liberada. Ao ser acessado pela primeira vez, o documento será gravado no celular.

 

O eleitor que optar por não baixar a versão digital do título eleitoral poderá acessar o sítio do TSE (http://www.tse.jus.br/) para verificar número, zona e seção do título de eleitor, situação eleitoral e local de votação.

 

No dia da votação tenha em mãos o número do seu título de eleitor, sua seção eleitoral e um documento brasileiro com foto.

 

  • Em Londres:

 

O servico e gratuito. Basta comparecer ao consulado das 9am as 11:30am.

 

Para quem teve o titulo cancelado, preencha o pre atendimento no site do TRE e tambem e possivel solicitar o perdao das taxas ja que estas nao podem ser pagas no exterior.