Dicas para estudar em Londres

posted in: Paula Tooths | 0

O Reino Unido nao se resume só à Londres, mas esta ainda é a cidade mais procurada para turismo e educação.

 

Estudar em Londres é uma oportunidade incrível. Eu cheguei em terras britânicas com este intuito. Amor à primeira vista por esta cultura de diversidade que eu jamais havia visto, e por aqui fiquei.

 

Quem pretende fazer um curso de curta duração, ou seja, inferior a seis meses, não precisa autorização de entrada e pode obter o visto na chegada. Se você pretende permanecer no Reino Unido por mais de seis meses, é necessário contatar o Consulado Britânico do Rio de Janeiro para obter o “entry clearance”, que funciona como um pré-visto.

 

É essencial ter dinheiro suficiente para se manter durante a sua estadia sem ter que trabalhar. Será necessário comprovar que além de ter pago pelo curso, você tem como se manter durante todo o período.

 

Para ser aceito como estudante, você tem que estudar 15 horas por semana, em horário diurno, numa escola legítima, reconhecida pelo ‘British Council’.

 

Entrando como turista, o carimbo por si só, proíbe qualquer tipo de trabalho. Já o visto de estudante permite que o estudante trabalhe por até 20 horas semanais.

 

Onde Estudar

 

É impossível encontrar uma escola onde nao tenha um grupo de brasileiros. Nas escolas de idiomas, os grupos são grandes e consequentemente aprender inglês fica mais difícil. Eu sempre aconselho a buscar uma escola fora de Londres, onde as chances de encontrar brasileiros e sempre menor e o custo de vida consideravelmente menor também.

 

No site do British Council, você encontrará todas as escolas de qualidade e entrar em contato com cada uma delas sem o uso de intermediários como agencias de intercâmbios e sem dúvida, economizar um bom dinheiro.

 

British Council: https://www.britishcouncil.org/education/accreditation

 

Acomodação

 

Você pode comprar um pacote das agencias de intercambio que já incluem educação e acomodação, porem, você vai gastar mais do que necessário.

 

Existem milhões de sites brasileiros com anúncios, mas eu recomendo o GumTree, onde você terá a chance de alugar um quarto diretamente do proprietário.

 

GumTree: https://www.gumtree.com/

 

Outras dicas

 

Assim que você chegar na Inglaterra, compre duas coisas – um Oyster e um chip. O Oyster é um cartão de transporte, custa £5 (R$25) e e vendido em quase toda esquina. Quando, e se você voltar ao Brasil, o cartão pode ser devolvido e o valor de £5 reembolsado. O chip pode ser comprado em qualquer lojinha e custa de £1-5 (R$5-25) dependendo da operadora.

 

O sistema publico de saúde só cobre aqueles que tiverem visto válido por mais de seis meses. Recomendo que você faça um seguro saúde internacional antes de sair do Brasil. Se não precisar, ótimo. Mas se precisar e não tiver seguro, a conta é salgada.

 

Londres foi minha melhor decisão. Aqui, aprendi a ser feliz. E aprender inglês, convivendo na cultura britanica é, sem duvida, o melhor investimento que você pode fazer em si mesmo.

 

Por Paula Tooths – Jornalista, produtora de TV e escritora, autora de quatro títulos publicados no Reino Unido

Para o Jornal na Pauta

Estudar em Londres